Quissamã, 23 de dezembro de 2014. Bom dia!

Câmara Municipal de Quissamã Imagem sem descrição

A Câmara de Quissamã

Câmara

Trajetória do Legislativo   
Com a emancipação definida em 1989, em 1º de janeiro de 1990 foi iniciado o primeiro mandato da Câmara Municipal de Quissamã, sendo um mandato de três anos, finalizado em 31 de dezembro de 1992. Mesmo sendo o primeiro mandato, os primeiros vereadores da Casa Legislativa se basearam no Regimento Interno da Câmara Municipal de Macaé, município mãe. 

Já na primeira eleição, o Legislativo contava com nove parlamentares. Sendo eleito para o primeiro mandato, os vereadores Marque William Ramos Mussi, José Jorge ribeiro, Olavo de Queirós e Almeida, Roberto Ribeiro, Antônio Carlos de Souza Filho, Flávio Cunha Cavour, Jorge Silva, Luiz Geraldo Vieira e Amaro de Carvalho Gomes, que tornou-se presidente na primeira legislatura da história de Quissamã. 

A posse dos vereadores e do prefeito eleito foi realizada no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, concedida pela Juíza Eleitoral Eliane Souza Alfradique, que primeiro empossou os vereadores, e depois o prefeito e o vice-prefeito. Na ausência de uma sede própria no início, até mesmo as reuniões ordinárias, foram realizadas a partir de fevereiro, após o recesso parlamentar, na Escola Municipal Professora Regina Celi Passos, até o mês de novembro daquele ano. 

A secretaria da Câmara Municipal funcionava em uma sala anexa ao primeiro prédio da prefeitura, que ficava na Avenida Barão de Vila Franca. O pequeno espaço não permitiu que ali mesmo fossem realizadas as sessões ordinárias, por isso eram realizadas no auditório da Escola Municipal do bairro Caxias, todas as terças e quintas-feiras, às 20 horas.

Além das reuniões ordinárias, sessões para elaboração da lei orgânica do município ocorriam neste mesmo período. Alguns destes encontros também foram realizados no salão da Banda Musical União Quissamaense.

Somente no ano seguinte o Poder Legislativo ganhou sua primeira sede, na Avenida Francisco de Assis Carneiro da Silva, no bairro Alto Alegre, onde funciona até hoje. O primeiro prédio era muito simples, mas com urgência, atendeu a demanda para abrigar a Casa de Leis. Apesar disto, a secretaria da Câmara ainda funcionava em uma sala alugada, na mesma rua em que ficava a Câmara. 

Foi em 1995 que o prédio recebeu reformas, ampliação e melhorias, ganhando o segundo piso, onde passou a abrigar os gabinetes dos vereadores e repartições administrativas. O prédio conserva até os dias atuais, o plenário com suas mesmas características, apesar de em 2003, o receber novos  assentos, acolchoados, substituindo os bancos de madeira, proporcionando mais conforto para os frequentadores das sessões legislativas.

 

Seja Bem-vindo!

 

Você acessou o site da Câmara Municipal de Quissamã. 
Aqui você encontra notícias, fotos e  informações de seu interesse e que interferem diretamente no seu dia-a-dia e no Município. 

A ação parlamentar dos vereadores e as demandas da população estarão disponíveis neste site para consultas, propostas e opiniões. 

O legislativo municipal representa a população através de suas diversas comunidades e este site é mais um espaço de participação cidadã. 

Visite-o e fique à vontade para falar com os Vereadores ou funcionários desta Casa de Leis. Você é muito importante para nós!

Seja bem-vindo!

Da Assessoria de Comunicação Social.

Câmara Municipal de Quissamã - Todos os direitos reservados